Guarda Responsável: entenda o que é.

Adotar um animal é admirável e recompensador. Porém, isso não exclui uma série de responsabilidades e deveres que você deverá ter com seu companheiro. Existem aspectos de extrema importância na guarda de um animal que são ignorados por grande parte dos donos, entre eles:


A decisão de ter um animal deve ser compartilhada por todos os envolvidos.
    Se no ambiente onde o animal irá viver existir mais pessoas além de você, todos precisam concordar com a adoção. Todo animal doméstico deve ser considerado como "um membro da família" e deverá fazer parte dela até o fim de sua vida. Em alguns casos, animais domésticos vivem até mais de 15 anos.


Animais de estimação devem ser educados.
     Assim como uma criança, um animal não nasce entendendo o que é certo ou errado, e é com o seu dono que ele deverá aprender as regras da casa onde vive. Não é necessário bater ou maltratar para fazê-lo entender. É preciso   disciplina e paciência. É inadmissível abandonar um animal só porque ele fez algo errado. Cães e gatos são extremamente inteligentes e acabam aprendendo tudo que se espera deles.


O animal doméstico deve ser esterilizado.
     É fato que a maior parte do abandono de animais ocorre pelo descontrole populacional. Precisamos entender que não há lares para todos e o único método eficaz contra superpopulação é a esterilização cirúrgica (castração).
    São comprovados os benefícios do procedimento não apenas na parte social  mas também na saúde do animal, prevenindo diversas doenças. Veja mais sobre os benefícios da esterilização aqui.


Todo animal deve estar identificado com uma plaqueta presa a coleira.
    Tenha um telefone para contato gravado na placa. Assim, se por acaso ele fugir ou se perder, quem encontrá-lo poderá telefonar para o dono. 
   Mesmo sendo uma maneira "antiquada" de identificação, é ainda o método mais eficiente. A microchipagem em animais (que consiste em implantar sob a pele do animal um chip com todas as informações de identificação) é interessante, mas nem todos pensam nessa possibilidade ou encontram um aparelho para a leitura do chip. Logo, não custa manter uma coleira com a plaqueta. Lembrando que isso não significa que o animal deva andar solto pela rua. 



ABANDONAR OU MALTRATAR ANIMAIS É CRIME!
    Abandono configura maus tratos segundo a Lei Federal n˚ 9605. Maus tratos inclui:
  • Falta de alimentação;
  • Falta de lugar adequado para o animal permanecer;
  • Falta de tratamento veterinário;
  • Bater, ferir, deixar o animal sem coleira, em cordas ou em lugares inadequados como: postes, árvores, cercas, sendo estas com comprimento inadequado que prejudiquem o animal;
  • Utilizar animais em espetáculos que gerem pânico, estresse ou sofrimento;
  • Agredir fisicamente animais indefesos;
  • Abandonar animais;
  • Envenenar animais.

    Portanto, cuide de seu animal. Alimente-o corretamente, ofereça um local adequado para a sua moradia, higiene e acompanhamento médico quando necessário. O básico que você faria por qualquer ente querido, por que não por aquele que será seu amigo e companheiro incondicional por toda a vida?